Discipulado


PRIMEIRA LIÇÃO
1. O ENCONTRO DIVINO COM JESUS
1.1 Jesus Só Salva Aqueles Que Reconhecem Que Estão Perdidos.
Porque todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus (Romanos 3:23.)
Mesmo que sejamos pessoas boas por que não roubamos ninguém e não matamos ninguém, ainda assim somos pecadores e precisamos saber que já nascemos perdidos e sem salvação. A Bíblia ensina no versículo acima... que todas as pessoas pecaram...
No tempo da escravatura, quando uma escrava dava a luz um filho, automaticamente, quer ele quisesse ou não, era escravo. Por quê?
Porque foi gerado por escravos, herdou a natureza dos seus pais. Mesmo que ele pensasse que não podia ser escravo, pois não tinha tido culpa de ter nascido e também não pediu para nascer, mesmo assim continua a ser escravo, por que foi gerado por escravos.
Assim somos nós. Nós nascemos debaixo da escravidão do pecado por que o primeiro homem chamado Adão pecou e por isso todos os outros homens nascem com a maldição do pecado. Por esta razão, Jesus teve que nascer de uma virgem e ser concebido pelo Espírito Santo e não pelo homem.
Como está escrito: não há um justo, nem um sequer. (Romanos 3:10)
1.2 As suas Boas Obras e Esforços não são Suficiente Para te Salvar.
Porque pela graça sois salvo, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. - Não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8-9)
Isso significa que não adianta apenas fazermos boas obras como, por exemplo: dar comida e roupa aos pobres, ajudar quem precisa e tentar ser honesto. Ou oferecer dinheiro pela salvação. Nenhum esforço nosso pode nos salvar, a salvação não pode ser comprada com dinheiro e nem conquistada com boas obras. Mas é pela graça[1] de Deus, isto é, pelo favor de Deus,  que nós não merecemos, é dom de Deus pelo sacrifício de Jesus cristo.
Mas precisamos ter Fé, isto é, acreditar que JESUS CRISTO é o filho de Deus que veio morrer em nosso lugar para que sejamos salvos. Se com as nossas boas obras fossemos salvos Jesus não precisava ter morrido na cruz para nos salvar.
Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fossemos feito justiça de Deus. (II Coríntios 5:21 )
1.3 Mas Não se Preocupe o Meio da Salvação Já Existe. Esta no Filho de Deus
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)
O caminho da salvação é JESUS CRISTO. Ele é o único que pode salvar o homem da condenação do inferno e da morte eterna. Esse é o meio pelo qual nos podemos ser salvos. O amor de Deus foi tão grande que não poupou nem o seu único filho o enviando para morrer numa cruz e salvar a humanidade.
Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. (Hebreus. 9.12)
Nós fomos comprados pelo seu sangue e não por dinheiro ou jóias ou com ouro ou sangue de animais. O seu sangue precioso nos comprou para Deus. Somos Dele agora. Foi ele quem nos resgatou do poder da maldição do pecado. Tudo o que precisava ser feito para você ser salvo JESUS já fez. E agora você só precisa fazer uma coisa!
1.4 Você Só Precisa Recebê-Lo Como Senhor e Salvador
 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome. (João 1.12)
Todas as pessoas que receberem JESUS como o senhor e salvador de suas vidas tornanse filhos de Deus. A Bíblia ensina que devemos ABIR A BOCA E FALAR que aceitamos JESUS e também devemos ACREDITAR.
A saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. (Romanos 10:9)
Você acredita que JESUS é o filho de Deus e que ele morreu para te salvar do pecado e te levar para o céu? Você o aceita como o Senhor da sua vida para obedecer a sua vontade?
Se as suas respostas foram sim então faça essa oração.
1.5 Oração
Senhor eu CREIO e ACEITO o teu filho JESUS CRISTO com o SENHOR E SALVADOR e entrego a minha vida nas tuas mãos. Perdoa-me Senhor todos os meus pecados, pois sou pecador, em nome de JESUS CRISTO. Amem!
Aqueles que vêm a JESUS ele nunca os lançara fora.
Você agora é salvo. Aleluia!


 Adaptado do estudo: Plano Divino Para a Salvação 1, Ministério do PR Osmar Vieira de Lima



[1]  Salvação pela graça significa que nós não merecemos mas,  com o sacrifício de Jesus, Deus nos concedeu como um dom gratuito (Efésios 2. 8-9). Salvação é gratuita para quem crer em Jesus. (Jo 3.16)